quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ANPPAS - Floripa out 2010



Clóvis Cavalcanti no V ENANPPS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - Florianópolis, de 4 a 7 out. 2010

Estou no congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (Anppas), em Florianópolis. Fui eleito ontem para a diretoria dela (sem fazer qualquer espécie de campanha). Pois bem, ontem e anteontem (tem mais hoje), coordenei uma discussão de trabalhos de pesquisadores de todo o país acerca dos impactos sociais e ambientais dos grandes empreendimentos no país (tipo Suape, porto em São João da Barra, RJ, mineradoras de Oriximiná, PA, expansão urbana, etc.). Os resultados mostram terríveis situações de destruição em toda a parte (destruição humana e ecológica; em São João da Barra, hoje, o desemprego é de 42%), fatos que são escondidos pela fachada de progresso dos PACs da vida. Alguns dos apresentadores são do PT. Uma pesquisadora de Brasília fez um estudo com indicadores, usando o conceito de desenvolvimento sustentável de Ignacy Sachs, e chegou à conclusão de que o desenvolvimento de todos os estados do Norte (AM, PA, AP, RR, RO, AC, TN) ou está em situação crítica ou levando ao colapso -- desenvolvimento, pois, INsustentável! Supondo que todos sejam sérios, idôneos e competentes -- o que parece ser o caso --, o fato é que essa é uma realidade que não sensibiliza ninguém. Sensibilizou Marina. E as pessoas (há muito tempo) do "invertebrado" PV.

2 comentários:

Unknown disse...

Foi muito engrandecedor o nosso grupo de trabalho. Foi um prazer estar com vocês.

Att. Karla Kury

Clóvis Cavalcanti disse...

Para mim, o GT foi uma ótima experiência. O texto que acompanha as fotos foi postado por Vera, minha mulher, a partir de uma mensagem que enviei de Florianópolis. Aliás, é ela que mantem o blog. Clóvis.