terça-feira, 20 de julho de 2010

Resgate de Filhote de uma Baleia Jubarte em Alagoas

Relato de Cacá, filho de Clóvis (Carlos André Cavalcanti e família),
neste final de semana:


Este domingo passado tivemos uma experiência maravilhosa no litoral norte de Alagoas, trecho ainda preservado da nossa bela costa atlântica. Estávamos comprando peixe fresquinho numa peixaria, quando chegou uma senhora dizendo que havia uma baleia jubarte encalhada na foz do rio Camaragibe. O pescador que estava tratando nosso peixe, falou para ligar para o IBAMA, para o Bombeiro, etc. Nós já estávamos indo para a foz do rio, pegar um barco para conhecer o interior do Camargibe. Aí chegou um garoto de 9 anos e disse que o Pai estava com sua Mãe desencalhando um filhote de Jubarte. Aí seguimos (Silvia, Mamãe, Meõm, Tiê e Cauê) em direção a praia dos morros, perto da foz do rio. Fomos caminhando ao local indicado pelo garoto e de longe dava para ver o filhote da jubarte com um casal tentando colocá-la em direção ao alto mar. Corremos para junto e começamos a ajudar o filhotinho(a), de uns 4 metros e uns 500 Kg, pelo bem lisa, preta por cima e zebrada por baixo. Foi incrível abraçar uma baleia no mar, apesar de sentir o sofrimento do bichinho, desgarrado da mãe e tonto de tanto levar caldo. Tinha pouca gente, entre cianças e mulheres, umas 8 pessoas. Depois de muito tentar, levar caldo, conseguimos colocá-la em direção ao alto mar. Todavia, por desorientação, o filhote retornou a beira da praia com as marolas do mar que secava. Mais uma tentativa, aí chegou um pouco mais de gente comum para ajudar. Mas nada de gente do IBAMA ou do bombeiros. Fizemos muito esforço, e Silvia até proferiu a oração AMATSU NORIGOTO da Mahikari. Em seguida, de certa forma já exausto e pensando na chegada de reforços profissionais, conseguimos colocar a cabeça do bichinho em direção ao alto mar, peguei na barbatana esquerda e outro cara na direita, seguindo a nado em direção a arrebentação. Literalmente nadamos juntos com a Jubarte e pufffff, se foi o filhote em direção ao alto mar... Que sensação maravilhosa, de liberdade!!!!

Beijos e boa semana... Eu já começei a minha super feliz...
Cacá

---------------------------

E Cauê no meu colo olhava de pertinho a baleia e dizia: u bichu, u bichu! Rsrsrsrs. Meõm e Tiê tb ajudaram um pouquinho pois o peso ñ era nada infantil. Helen teve o dedo quase amassado pelo filhote e para quem assistia, só restava rezar. No final tudo deu certo mas eu tive 2 sensaçoes fortes: a grandiosidade da natureza e a solidariedade humana.

Besitos , Silvia

_______________

19.07.2010 | 16h15

Filhote Jubarte não resiste e morre após 24 horas de encalhe

Animal media aproximdamente 4,5 metros; espécie está na temporada de migração para águas tropicais

Gazetaweb - com Porllanne Santos

Morreu nesta manhã de segunda-feira (19) o filhote de baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) que encalhou na praia do Morro do Camaragibe, localizada no município Passo do Camaragibe, na tarde de ontem (18). O animal media aproximadamente 4,5 metros e era fêmea.

O Instituto Biota de Conservação, juntamente com o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) realizaram o socorro do animal, durante 24 horas, mas o mamífero não resistiu e entrou em óbito. De acordo com o presidente do Biota, Bruno Stefanis, o filhote era recém nascido e pode ter se perdido da mãe durante a rota de migração. “Ela ainda apresentava resquícios do cordão umbilical. Há a probabilidade de que ela tenha se perdido da mãe durante a rota de migração, onde essas baleias procuram águas tropicais para se reproduzirem”, explicou.



Stefanis contou que o Instituto recebeu a informação sobre o encalhe na manhã deste domingo (18), através de uma ligação de moradores que residem na praia. Ele informou ainda que o grupo conseguiu reintroduzir o animal por sete vezes no mar, mas a baleia voltava a encalhar novamente. “O animal estava vivo, mas muito debilitado. Conseguimos reintroduzi-la por várias vezes, mas ela sempre voltava a encalhar, acreditamos que por alguma questão fisiológica do próprio animal”, disse.

As equipes de resgate chegaram a se revezar, passando a noite com o animal, mas não foi o suficiente para evitar que ele entrasse em óbito. As instituições fizeram coletas de materiais biológicos para estudos científicos e enterrou a carcaça da baleia no local para posterior resgate da ossada.
Há cerca de dois anos um outro filhote da mesma espécie de baleia foi encontrado morto na mesma praia. Conforme o presidente do Biota, a temporada de migração vai deste mês de julho a dezembro.

Nenhum comentário: